29 de fevereiro de 2016

Resenha "O Século" Ken Follet

Heeeeey
Hoje eu trouxe um pouquinho sobre essa trilogia incrível
“O Século” de Ken Follet





A trilogia começa no inicio do século xx e conta a estória de 5 famílias – Americana, Russa, Alemã, Inglesa e Galesa- estas famílias vivenciam tragédias e vitorias, mudam o mundo, lutam por um  mundo melhor, seus amores e crescem em suas carreiras.
Mostra a luta pela derrota do nazismo na Alemanha, e as dificuldades da 2ª guerra mundial e também as dificuldades na Rússia.
Também vemos as dificuldades que os negros sofrem todos os dias para conseguir os direitos civis nos Estados Unidos. Na Alemanha mostra as dificuldades em Berlim oriental e como o muro separou famílias. Na Inglaterra dois irmãos seguem seus sonhos de serem artistas. Na Rússia mostra as dificuldades do comunismo e a infelicidade do povo russo com este regime.

 No primeiro livro somos apresentados a família Willians no País de Gales, conhecemos Billy, um menino de 13 anos em seu primeiro dia de trabalho em uma mina, e sua irmã Ethel que trabalha na casa de Conde Fitzherbert. E na Rússia conhecemos Greg e Lev Peshkov, irmãos que sonham em ir para os Estados Unidos.

 No segundo livro conhecemos Carla Von Ulrich, filha de mãe inglesa e pai alemão, e as dificuldades em sua vida quando o nazismo chega com sua política intimidadora. Nos Estados Unidos temos Chuck e Woody Dewar, que são de uma família de políticos. Nesse segundo livro vemos a segunda geração das famílias apresentadas no primeiro livro.

 No terceiro e último livro Ken Follet nos surpreende e nos deixa com um gostinho de quero mais!!!
Vemos o pós guerra na Alemanha dividida, o lado oriental (soviético), sempre controlado com medo, e lado ocidental, que ajudava os que conseguiam fugir da Alemanha Oriental. E temos também a queda do muro de Berlim, o ponto alto do livro já na últimas páginas, que me fez chorar!!!





"Cinco famílias, cinco países e cinco destinos marcados por um período dramático da história. Queda de Gigantes, o primeiro volume da trilogia O Século, do consagrado Ken Follett, começa no despertar do século XX, quando ventos de mudança ameaçam o frágil equilíbrio de forças existente - as potências da Europa estão prestes a entrar em guerra, os trabalhadores não aguentam mais ser explorados pela aristocracia e as mulheres clamam por seus direitos. 
De maneira brilhante, Follett constrói sua trama entrelaçando as vidas de personagens fictícios e reais, como o rei Jorge V, o Kaiser Guilherme, o presidente Woodrow Wilson, o parlamentar Winston Churchill e os revolucionários Lênin e Trótski. O resultado é uma envolvente lição de história, contada da perspectiva das pessoas comuns, que lutaram nas trincheiras da Primeira Guerra Mundial, ajudaram a fazer a Revolução Russa e tornaram real o sonho do sufrágio feminino. Ao descrever a saga de famílias de diferentes origens - uma inglesa, uma galesa, uma russa, uma americana e uma alemã -, o autor apresenta os fatos sob os mais diversos pontos de vista. 
Na Grã-Bretanha, o destino dos Williams, uma família de mineradores de Gales do Sul, acaba irremediavelmente ligado por amor e ódio ao dos aristocráticos Fitzherberts, proprietários da mina de carvão onde Billy Williams vai trabalhar aos 13 anos e donos da bela mansão em que sua irmã, Ethel, é governanta. Na Rússia, dois irmãos órfãos, Grigori e Lev Peshkov, seguem rumos opostos em busca de um futuro melhor. Um deles vai atrás do sonho americano e o outro se junta à revolução bolchevique. A guerra interfere na vida de todos. O alemão Walter von Ulrich tem que se separar de seu amor, lady Maud, e ainda lutar contra o irmão dela, o conde Fitz. Nem mesmo o americano Gus Dewar, o assessor do presidente Wilson que sempre trabalhou pela paz, escapa dos horrores da frente de batalha." 





"O inverno do mundo começa exatamente onde o primeiro livro terminou, quando as 5 famílias inter-relacionadas - Americana, Alemã, Russa, Inglesa, Galês - inseridas em um tempo de enorme turbulência social, política e econômica, com o surgimento do terceiro Reich, através da guerra Civil Espanhola e dos grandes dramas da segunda guerra mundial, e além disso com as explosões das bombas atômicas Americanas e Soviéticas."




"Durante toda a trilogia "O Século", Ken Follett narrou a saga de cinco famílias: americana, alemã, russa, inglesa e escocesa. Agora seus personagens vivem uma das épocas mais tumultuadas da história, a enorme turbulência social, política e econômica entre as décadas de 1960 e 1980, com a luta pelos direitos civis, assassinatos, movimentos políticos de massa, a guerra do Vietnã, o Muro de Berlim, a Crise dos Mísseis de Cuba, impeachment presidencial, revolução... e rock and roll!
Na Alemanha Oriental, a professora Rebecca Hoffman descobre que durante anos foi espionada pela polícia secreta e comete um ato impulsivo que afetará sua família para o resto de suas vidas. 
George Jakes, filho de um casal mestiço, abre de mão de uma brilhante carreira de advogado para trabalhar no Departamento de Justiça de Robert F. Kennedy e acaba se vendo não só no meio do turbilhão da luta pelos direitos civis, como também numa batalha pessoal. 
Cameron Dewar, neto de um senador, aproveita a chance de fazer espionagem oficial e extraoficial para uma causa em que acredita, mas logo descobre que o mundo é um lugar muito mais perigoso do que havia imaginado. 
Dimka Dvorkin, jovem assessor de Nikita Khruschev, torna-se um agente primordial no Kremlim, tanto para o bem quanto para o mal, à medida que os Estados Unidos e a União Soviética fazem sua corrida armamentista que deixará o mundo à beira de uma guerra nuclear. 
Enquanto isso, as ações de sua irmã gêmea, Tanya, a farão partir de Moscou para Cuba, Praga Varsóvia e para a história.
Como sempre acontece nos livros de Ken Follett, o contexto histórico é brilhantemente pesquisado, a ação é rápida, os personagens são ricos em nuances e emoção. Com a mão de um mestre, ele nos leva a um mundo que pensávamos conhecer, mas que nunca mais vai nos parecer o mesmo."


Então é isso amores, espero que tenha animado vocês a lerem também.
Comentem o que acharam e dêem sugestões também...

Um beijo doce